domingo, 4 de março de 2012

O que é enxaqueca?



O que é enxaqueca?



A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença enxaqueca, e também de uma predisposição genética. O resultado é uma série de sintomas, que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca sem, ou com muito pouca dor de cabeça. Geralmente porém, a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa.
A dor de cabeça da enxaqueca pode ser latejante (pulsátil), em peso, ou uma sensação de "pressão para fora", como se a cabeça fosse explodir.
A localização da dor de cabeça da enxaqueca pode variar de crise para crise; raramente dói sempre no mesmo lugar. A dor da enxaqueca pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, inclusive na região dos dentes, dos seios da face e da nuca, dando origem à confusão com problemas dentários, de sinusite e de coluna.
Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, depressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento. Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para ter enxaqueca. Normalmente apresenta alguns deles, em graus variados.
A duração de uma crise de enxaqueca é, tipicamente, de 3 horas a 3 dias, seguida de um período variável sem nenhuma dor de cabeça.
A crise de enxaqueca pode ser precedida por uma alteração do humor (euforia em alguns casos, depressão e irritabilidade em outros) e do apetite (vontade de comer doces, ou então perda de apetite), visão embaçada, visão dupla, escurecimento da visão (cegueira parcial) de um ou ambos os olhos, e sensação de estar vendo pontos brilhantes, como se fossem vaga-lumes.
Entre outros sintomas da enxaqueca, estão incluidos diminuição da força muscular de um lado do corpo, formigamentos, tonturas, diarreia, podendo também ocorrer as manifestações visuais já descritas.
A frequência da dor de cabeça da enxaqueca é muito variável, podendo ser desde uma vez na vida, até todos os dias, e até várias vezes ao dia, no caso da cefaléia-em-salvas.
A cefaléia-em-salvas é uma variante rara da enxaqueca, que acomete muito mais os homens.
A dor de cabeça da enxaqueca pode ser muito forte, a ponto de impedir o indivíduo de exercer qualque atividade, obrigando-o a ficar deitado, num quarto escuro, em silêncio, durante horas ou dias. O paciente torna-se muito irritável, preferindo ser deixado sozinho.
Boa parte das crises de enxaqueca terminam com o sono, ou então quando a pessoa vomita (principalmente as crianças). Ao fim de uma crise de enxaqueca, o paciente sente-se como que de ressaca, podendo apresentar, por mais de um dia, tolerância limitada para atividade física e mental.


 
TRATAMENTOS NATURAIS PARA DOR DE CABRÇA!!





 

Existem diversos tratamento naturais que podem contribuir para o tratamento da dor de cabeça, nomeadamente:
• Quando surgir uma dor de cabeça, aplique compressas frias no lugar onde a dor parece ter originado. Isto reduz espasmos musculares e ajuda os vasos sanguíneos. Deixe um pano limpo e húmido na geladeira por 10 minutos, ou mergulhe-o em água com cubos de gelo, retire-o e torça-o e aplique.
• Coloque um aquecimento sobre os músculos do ombro como uma almofada, toalha quente ou garrafa de água quente e talvez no pescoço. Fazer isso pode te ajudar.
• Durma o suficiente, mas evite acordar tarde. Vá dormir mais cedo.
• Não coma demais. Inclua suficiente quantidade de fibra em suas refeições.
• O tratamento para cefaleia depende da causa. Cefaleias causadas por um determinado problema frequentemente retornam. Portanto, identifique a causa e muitas futuras dores de cabeça serão evitadas.
• Às vezes, dores de cabeça repetidas, são um sintoma de uma doença mais grave.
• Certifique-se de que você esteja recebendo suficiente vitamina B, especialmente niacina e ácido pantatênico. Vitamina A e ferro são também importantes (mas não se esqueça de dar preferência sempre a obter o seu ferro de alimentos, tais como melaço, etc e não de produtos químicos, como suplementos).
• Exercícios regulares podem ajudar a prevenir dores de cabeça devido à tensão. Exercite-se quando houver dor de cabeça, caso a dor não seja severa.
• Faça suas refeições em horas regulares, e não coma alimentos que possam causar-lhe este problema.
• Respire profundamente.
• O brilho da luz pode causar fadiga visual e dores de cabeça.
• Não mastigue chiclete. A mastigação repetitiva pode trazer tensão e dor de cabeça.
• Não use muito sal.
• Não exagere. Aprenda a viver dentro do seu limite.
• Quando tiver que enfrentar altas altitudes, tome adicional vitamina C, para evitar uma cefaleia devido a alta altitude.
• Mantenha um diário para ajudá-lo a determinar a causa das dores de cabeça. Anote: data, hora do dia, quando a dor é sentida e quaisquer comentários sobre o que você acha que podem ser possíveis causas.
• Se alguns dos seguintes sintomas ocorrem com a cabeça, a situação pode ser mais grave, e você deveria consultar um profissional: febre e rigidez no pescoço, sensibilidade à luz, perda da fala ou confusão, batimento cardíaco irregular, pressão na área dos sinus na face, mudança visual das cores ou a sensação de que sua cabeça vai explodir.
• Se você acha que alguma coisa que comeu ocasionou uma terrível dor de cabeça, tome 5 comprimidos de carvão dentro de uma hora. (não tome comprimidos de carvão diariamente)
• Alguns chás das seguintes ervas podem ser benéficos: valeriana, matricária, erva-cidreira, primavera, lavanda e salgueiro.




 

 MULHERES COM ENXAQUECA!!


Mulheres que sofrem frequentemente com dores de cabeça e enxaqueca têm maior probabilidade de ter problemas sexuais, diz um estudo conduzido na Universidade de Pavia, na Itália. O resultado mostrou que 91% das mulheres que procuram tratamentos para suas dores de cabeça têm uma deficiência significativa em sua atividade sexual, como pouco desejo e dor na hora do sexo.
O estudo foi publicado na revista Sexual Medicine. Os pesquisadores estudaram 100 mulheres, com idade média de 40 anos, que recebiam tratamento médico para sua dor de cabeça. A maior parte sofria de enxaquecas, dores de cabeça tencionais ou dores de cabeça crônicas.
Eles descobriram que 91% delas relataram ter mais problemas sexuais que o normal para sua idade. E 20% entraram nos critérios para ser diagnosticadas com transtorno de desejo sexual hipoativo, com um desejo tão baixo e persistente que lhe causa sofrimento e problemas pessoais.
Os pesquisadores dizem que mais estudos terão de ser feitos para entender essa relação, mas já têm algumas explicações. A primeira é que qualquer tipo de dor crônica atrapalha o desejo sexual. Além disso, pessoas com dor de cabeça sofrem normalmente de outros problemas psicológicos, como depressão ou ansiedade, que também afetam o sexo. Os medicamentos consumidos para tratar as dores também podem interferir nesse campo. E, por fim, as dores podem ainda causar brigas entre casais, mandando a sua vida sexual para o espaço.
Os pesquisadores concluíram dizendo que os médicos que tratam mulheres com dores de cabeça deveriam começar a se preocupar também com sua vida sexual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário sera publicado depois de aprovado.