segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

E AGORA? BABÁ OU BERÇÁRIO?



PRÓS CONTRAS DE TER UMA BABÁ!!

Como na maioria das escolhas que fazemos na vida, a contratação de uma babá traz vantagens e desvantagens que devem ser pesadas de acordo com o que você mais precisa para aquele momento específico.

Procuramos listar a seguir alguns pontos básicos para ajudar na sua escolha.
Por que vale a pena
Uma babá dá atenção individual ao bebê, ao contrário de um berçário ou creche, onde há várias crianças para serem cuidadas ao mesmo tempo.

Isso possibilita que seu filho seja plenamente atendido e estimulado, e também que crie uma relação de afeto com essa nova pessoa, que muitas vezes acaba virando quase um membro da família.

Além disso, por estar em seu próprio ambiente e continuar com sua rotina, o bebê tende a se adaptar melhor à sua ausência na volta ao trabalho.

Outra vantagem é o alívio de saber que seu filho não terá que ser tirado de casa naqueles dias em que aparece um febrão ou dor de barriga de última hora -- um dos maiores pesadelos das mães que trabalham fora e não podem faltar a compromissos.

Embora não seja uma escolha barata, o custo-benefício pode compensar se você tiver mais de uma criança e precisar pagar uma mensalidade escolar para cada uma.
Problemas a considerar
Sem dúvida nenhuma, ao somar pagamento de salário, impostos e condução, a despesa não é pequena e pesa no bolso. É sempre uma questão de olhar para o seu orçamento doméstico e decidir se dá mesmo para encarar ou até se é possível cortar outras despesas para poder arcar com os custos da babá.

Outra questão que muitos pais e mães levantam é em relação à enorme confiança que têm que depositar em uma única pessoa para cuidar dos filhos, sem ter muito como checar o seu trabalho, já que não estarão em casa.

A falta de convivência e de mais tempo para brincar com coleguinhas da mesma idade, como no ambiente de uma escolinha, também incomoda algumas famílias.

E, por fim, a última desvantagem é que esta não é uma função com uma abundância de profissionais competentes e de confiança no mercado, e pode levar um bom tempo até você achar a pessoa certa.


E agora mamãe?
Decidir com quem deixar o bebê quando a mulher volta ao trabalho não é tarefa fácil. Afinal, qual é a melhor opção?



E agora mamãe?
Decidir com quem deixar o bebê quando a mulher volta ao trabalho não é tarefa fácil. Afinal, qual é a melhor opção?



Bem quando a mãe começa a se ajustar ao seu novo papel e o filho finalmente parece ter adquirido umacerta rotina, a dúvida começa a martelar: o período de licença-maternidade está acabando... E agora? Quem vai cuidar do bebê? Alguns pais fazem arranjos para ter mais tempo com os filhos, mas, quando isso não é possível, encontrar um berçário ou uma babá são as alternativas. Para desempatar o jogo, não há resposta universal: tudo vai depender da realidade de cada família.

Em geral, a primeira m casa, o brinquedo e a saliva, em geral, são de um só.

Como os bebês ainda não têm um sistema imunológico fortalecido, para os médicos, quanto mais tempo eles passarem em casa, melhor. Quando comunicou ao pediatra que iria colocar sua filha, Júlia, em um berçário, Daniela Abramovich ouviu: “Tudo bem, mas saiba que ela vai colecionar cacas de nariz dos amiguinhos”. A menina, na época com quase 1 ano, teve mesmo algumas doenças, mas essa fase passou.
“Muitos pais não valorizam a educação infantil. Não nos vêem como educadores, mas como pessoas que estão ‘olhando’ seus filhos ”
VIVENDO EM SOCIEDADE

Se por um lado o ambiente "comunitário" do berçário pode trazer doenças, essa mesma socialização é vista como uma de suas grandes qualidades. "Depois que os bebês conseguem sentar, eles passam a perceber o outro e a se interessar por ele. Nessa fase, estar com outras crianças propicia um grande desenvolvimento motor", explica a pediatra Antonia Quarentei.

Muitos berçários se dedicam especialmente a estimular a criança. No Ponto Omega, na região dos Jardins, em São Paulo, duas vezes por semana os bebês têm aulas de estimulação motora e de música. A diretora, Maria Grupi, sustenta a importância de que o bebê receba uma educação apropriada desde os primeiros meses de vida e lamenta o pouco caso dado aos berçários e pré-escolas. "Muitos pais não valorizam a educação infantil. Não nos vêem como educadores, mas como pessoas que estão apenas 'olhando' seus filhos", diz. Pedagoga com mais de 25 anos no ramo, Maria é enfática: "A maioria das babás não tem bagagem cultural nem intelectual suficiente para acompanhar o desenvolvimento cognitivo das crianças".

Mary Boyadjian, diretora do berçário B&B Balou Lounge, acha que, aos poucos, os pais começam a perceber as vantagens de deixar os filhos nas mãos de profissionais especializados. Os funcionários da instituição, que fica no bairro do Morumbi, são treinados em cursos de berçarista e de primeiros socorros. Mesmo assim, há mães que desconfiam.

"O berçário me parece um ambiente mais desprotegido. Tenho a sensação de que a atenção com as crianças não é tão grande", diz Victoria Cherniavsky, mãe dos gêmeos Caio e Miguel, hoje com 1 ano, que preferiu contratar uma babá. Victoria pediu indicações a pessoas conhecidas e fez várias entrevistas antes de escolher. "Você precisa sentir se o jeito da babá combina com o seu e se a maneira como ela trata a criança é do seu agrado", diz. Os grandes entraves de uma babá costumam ser a falta de experiência ou, ao contrário, o costume de tomar providências diferentes das desejadas pela mãe, deixando- a em segundo plano. Mas há uma grande vantagem: poder contar com ela à noite, quando contratada para dormir em casa.

Nessa história toda, só existe uma certeza: deixando o filho com uma babá ou no berçário, os pais (principalmente as mães) passarão seus primeiros dias mergulhados em aflição. "Será que meu filho está sendo bem-cuidado?" "Será que se alimentou direito?" Para minimizar a insegurança, absolutamente normal, os berçários adotam alguns métodos, como uma agenda que vai e volta com a criança, na qual anotam o que ela comeu e a que horas, como aceitou o alimento, se aconteceu algo anormal, a que horas tirou uma soneca... Outra medida, para muitos polêmica, é instalar câmeras em todos os cômodos, como fez o B&B Balou Lounge. "Com uma senha em nosso site, os pais podem checar como estão os filhos. Isso os tranqüiliza muito", diz a diretora, Mary.

Em qualquer um dos casos, a doutora Antonia faz uma ressalva: "A relação mãe-bebê é importantíssima, e quebrar esse vínculo afetivo repentinamente pode ser traumático para a criança". Por isso, quem optar por contratar uma babá deve fazê-lo dois a três meses antes de a mãe voltar ao trabalho. Assim, dá tempo de orientar a profissional e a criança pode se acostumar aos poucos à presença dela. Quem escolher o berçário também passará por essa fase de adaptação, para que a jornada longe de casa e da família não seja muito pesada para o bebê. Sempre é importante observar as reações do pequeno. Criança chorona, irritada, triste, com sono alterado ou inapetente depois de algum tempo é sinal de que algo não anda de todo bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário sera publicado depois de aprovado.